domingo, 7 de outubro de 2007

O Trânsito

É mais um capítulo que merece destaque, primeiro temos de entender a definição de veículo, meios de transporte com 2 ou mais rodas já são um veículo e passíveis de registro, multas e demais trâmites, vejam bem quando escrevi duas rodas, estou incluindo as bicicletas, o que? Bicicletas também são multadas e registradas no Japão? Exatamente, elas são consideradas meios de transporte, quando você compra um veículo (no caso a bicicleta) é expedido um registro pela loja, se você estiver andando pela rua, for parado pela polícia e não estiver com a documentação em dia, é cana, entenderam por que não é interessante roubar as bicicletas que dormem na rua?

Além disso com o nível de renda aqui você compra uma boa bicicleta no primeiro mês, para que “emprestar” aquela do vizinho? O que pode acontecer, às vezes, é um cara está saindo do shopping e o tempo ameaça chuva, ele olha ao redor, vê uma bike legal, pega a sua “emprestada” para correr até a própria casa, chegando lá deixa a bike largada na rua, não foi roubo apenas uma “carona”, um dia quando você estiver andando pelas redondezas irá deparar-se com sua amiga novamente. As bicicletas são tratadas com tanta seriedade aqui, que é preciso pedir permissão à direção da fábrica para usar um espaço de estacionamento dentro das instalações da sony, esta permissão será por escrito, o funcionário usará um selo na bicicleta e deverá solicitar a permissão com pelo menos 1 semana de antecedência, para que a mesma seja analisada e aceita.
Quando estiver usando a bicicleta as rigorosas leis de trânsito entram em vigor, andando por uma rua estreita (sem calçadas) com outros veículos, siga sempre pelo lado esquerdo da via, você deverá sinalizar com as mãos o que pretende fazer nos próximos cruzamentos, assim como os motoristas e motociclistas, é proibido levar outra pessoa na garupa e também transitar com 2 ou mais bicicletas lado a lado, devem seguir em fila indiana. Outra coisa, se transitar à noite, precisa ter um farol iluminando sua bicicleta e não deve trajar roupas escuras.

O trânsito segue a mão inglesa, ou seja, volantes do lado direito e veículos trafegando pela esquerda nas pistas (inclusive pedestres e ciclistas, quando não houver calçada). O rigor das vistorias municipais “obriga” a frota japonesa a manter-se nova, quando vemos carros velhos, estão largados em pátios e estacionamentos, os antigos donos os abandonaram ali não querendo ser multados nem pagar seu reboque, é mais barato abandonar e comprar outro. As ruas são bem sinalizadas e asfaltadas, até agora contei apenas dois buracos pelas ruas por onde passei, e mesmo assim, se comparados aos buracos do Brasil, tenho certeza de que os brasileiros ficariam felizes se os seus buracos fossem do mesmo tamanho dos daqui.

As ruas de Okazaki (ou rotas) não são identificadas por nomes mas por números, por outro lado os pontos de ônibus e estações de trem possuem nomes. As estradas vicinais são muito estreitas, várias não possuem nem calçada e se dois carros passarem lado a lado é preciso prender a respiração, nas esquinas das vias estreitas e nas saídas das garagens, existem espelhos côncavos para ajudar a ver se alguém está vindo em sentido contrário. As leis e multas são pesadíssimas, exemplos: se for pego dirigindo embriagado é multa na certa e todos que estiverem no veículo serão enquadrados como cúmplices, mesmo aqueles que não possuírem habilitação para dirigir, se causar um acidente embriagado então, nem é bom pensar nas conseqüências. Dirigir sem habilitação é cana na certa, várias empreiteiras costumam demitir os funcionários que dirigem de forma errada, sem habilitação ou compram veículos roubados / ilegalmente. O rigor quanto a evitar barulho também vale para o trânsito, é muito difícil ouvir sons de buzina, mesmo nas ruas mais movimentadas, quando isso acontece tenham a certeza de que alguém cometeu uma imensa barbaridade, apesar do grande número de veículos circulando e das ruas estreitas, ainda não vi um engarrafamento na cidade, há momentos de concentração sim, mas nada que chegue perto dos problemas nas marginais de SP ou das avenidas do RJ.

Há uma hierarquia rígida com prioridade para o pedestre, depois o ciclista, lambretas, motos normais, motos pesadas, carros e depois caminhões e ônibus. Se um pedestre colocar o pé na faixa de travessia os demais veículos devem parar, salvo se o semáforo indicar que está fechado para pedestres (no caso das pistas maiores ou cruzamentos perigosos). Se estiver andando de bicicleta e atropelar um pedestre, poderá ter sérios problemas, lembre-se que a bicicleta aqui é um meio de transporte registrado, logo seu condutor está sujeito a leis severas pelo mau uso. Se o pedestre for atropelado por qualquer tipo de veículo e ficar incapacitado de trabalhar ou morrer, quem causou o dano pagará uma indenização milionária, acho que a menor indenização aqui é 500 mil ienes, ou seja, uns 9 mil reais. Qualquer pessoa que deseja comprar um veículo deve contrair um seguro antes de tirar o veículo da loja.

Os preços dos carros são bastante acessíveis, principalmente os carros comuns, por 22000 reais você encontra facilmente carros de 1500 cilindradas, com gps e navegador, ar condicionado, vidros e travas elétricas, direção hidráulica, câmbio automático e aparelho de som, como o Toyota da minha vizinha, carros populares não costumam passar de 15000 reais, com 9 ou 10 meses de trabalho os funcionários das fábricas já estão em condições de juntar recursos para comprar um, pelo que já vi do transporte público aqui, carro não me fará falta. Algumas cidades como Okazaki, preocupadas com a poluição, proíbem carros de passeio que operam com diesel, portanto quando tiver seu carro, antes de mudar de cidade, veja se ele será aceito na nova cidade. O navegador que citei acima merece um adendo, em muitos veículos é colocada uma câmera na traseira, quando você dá uma ré ela é ligada, o que for captado por sua lente será exibido na tela do navegador, desta forma o motorista verá com clareza se há algo ou alguém atrás de seu veículo. Estando no Japão saiba que a ignorância no conhecimento de uma lei, não é desculpa para infringí-la, depois que errou, alegar que não sabia, em nada contribuirá para diminuir sua punição, em hipótese alguma tente passar aquela conversa e jeitinho brasileiro, oferecer um cala boca ao guarda provavelmente o levará a ser enquadrado por tentativa de suborno, o que agravará mais a sua situação.

5 comentários:

Valhalla disse...

Aí Flávio!

Agora estarei acompanhando sua estadia no Japão, passo a passo!

Vou colocar um link para seus blogs no meu, ok?

Abraço!
(jobz)

Reverendo D3 disse...

Fala Tanaka,

Achei que ia atualizar o outro blog. Que bom que decidi olhar esse também.

Não esqueça de contar as novidades e repassar as atualizações pra lista de e-mail do yahoo.

Intés

Reverendo D3 disse...

Bwahahahahaha!

"Se as estudantes começarem a gritar e emitir auras brilhantes, eu corro pro outro lado."

BWAHAHAHAHAHA!

Gelatto disse...

Fala Tanaka! Interessante essas leis! Dá uma pesquisada sobre as salas de cinema! Parece que, mesmo que o filme seja de comédia, eles não riem pra atrapalhar o vizinho! E posta isso pra matarmos a curiosidade!

[]s
Gelatto

LLCeR aka Salazar disse...

Imagino a Japaiada toda com seus carrinhos de 1/2 lugares passeando quando eis que surge GOJIRA!!!